domingo, 15 de junho de 2008

viva são valentim! Viva santo antonio! viva são Jõao! epa... são João agora não....



Gostaria de começar uma campanha para a mudança de uma data comemorativa, que na verdade não tem sentido nenhum. Tudo começou como The valetines days, ou dia de São Valentin dia 14 de fevereiro, nesse dia vários países comemoram o dia dos namorados, menos o Brasil que para aquecer o comercio em junho mudou a data em que se comemora o dia dos namorados para o dia 12 junho, um dia antes do dia de Santo Antônio, o Santo casamenteiro.

Todo mundo sabe que o dia de São Valentim é em homenagem a Valentim (é claro!), mas o que nem todo mundo sabe é que Valentim era um bispo romano que desafiou seu rei celebrando casamentos quando este o proibia pensando que se os jovens não tivessem família se alistariam com mais facilidade para integrar o exercito, mas Valentim continuou a realizar as tais cerimônias escondido e ao ser descoberto foi preso e condenado a morte, sendo decapitado dia 14 de fevereiro.

Depois de termos essa pequena aula de cultura voltemos a mudança de data do dia dos namorados do dia 12 para dia 13 junho dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, assim uniríamos o útil ao agradável e acabamos com esse tortura logo, se já um ruim falar com o ex-namorado no dias do namorados quem dirá no dia seguinte dia de santo Antonio, dia em que pessoas desesperadas pedem aos santo uma ajudinha para achar sua cara metade.

Um dia para os apaixonados, desesperados e inseguros, que aparecerão com um buquê na mão na casa de seu alvo e gritar: Santo Antonio me mandou aqui!. Imagina só que coisa romântica, bonita, sensível e digna de um desesperado. Facilitaria o trabalho do santo também já que o cupido estaria ajudando-o. E também não só os casais ganhariam presentes os desesperados também, ou seja, a movimentação no comercio seria maior com venda de imagens do santo Antônio, já que para se fazer as simpatias que envolvem a estatua a primeira condição é que você ganhe a estatua, não compre. E que dia melhor para dar um estatua de santo Antônio que no dia dele? E sem contar que você poderia disfarçar um fora dando uma estatua do dito cujo para seu companheiro ou companheira.

Ou voltemos tudo para o dia de São Valentim já que no dia de são Valentim você não presenteia penas seu companheiro, mas todas as pessoas que são de alguma forma importante pra você. Não seria melhor? Afinal não é comercio que decide e sim nós, e o que vocês preferem, um dia dos namorados comemorado junto com o ida de um santo casamenteiro famoso por desencalhar as pessoas ou um dia onde não só os casais troquem presentes mas todas que de alguma forma nutre afeto por outra? Você decide, já que o amor não é reservado apenas para os casais.

Bateu a indecisão? Comemoremos as duas então.

Um comentário:

Anônimo disse...

Otimo