sexta-feira, 6 de junho de 2008

Que venham os turistas




Lá estava eu ouvindo a rádio AM da minha cidade (é, eu sei... ouvindo rádio AM da minha cidade!!!) foi quando ouvi que a prefeitura deveria explorar o turismo daqui. Na hora eu nem dei muita bola para a idéia, afinal eram apenas dois locutores sem mais noticias e o que comentar, mas tinham que ter algo pra falar se não perderiam o emprego.

Vivo em uma centenária cidade que mesmo com todos esses anos nas costas não tem um centro histórico. Sei que cem anos (quase 101) não é lá muita coisa comparada a historia de outras cidades mais velhas, mas devíamos ter um monte de casinhas anciãs para os turistas verem a história de um povoado que virou cidade, mas não... Eles destroem tudo. Para se ter uma idéia meu pai foi me mostrar um importante hotel da cidade antigamente e quando chegamos lá o local abrigava um moderno e sem historia de um estacionamento.

Que tal eco turismo então?!? Temos um córrego que não tem peixes nem mata ciliar e foi quase todo canalizado, mas quando chove ai ele enche que é uma beleza, que tal praticar caiaque na enchente (Adrenalina pura) ou quem sabe um passeio de gôndolas pelas ruas remetendo a Veneza. Temos também o “central park” da cidade onde você pode desfrutar aprazíveis momentos em um local cercado por natureza (artificial... mas é natureza tem graminha esmeralda e laguinho cimentado), local onde se pode fazer piquenique e fugir dos micos assassinos que rodam o local.

Esportes radicais? Que tal fazer um rali? Desviar de verdadeiras crateras e vencer verdadeiros obstáculos para transitar com seu automóvel na rua, logicamente tomando os devidos cuidados para não derrubar nenhum motociclista desavisado quando for fazer super manobras. Tem nervos de aço, então estacionar aqui é pra você... Ainda bem que derrubam velhos e históricos prédios pra fazer superfaturados estacionamentos.

Se o que gosta mesmo é turismo cultural, pronto... Feito. Você pode se divertir horrores no festival de inverno da cidade... Tudo bem que não faz frio, mas o que importa... É um bom lugar pra fazer social. Temos também vários monumentos para que os turistas possam tirar fotos, temos o mirrage (perdoem minha ignorância, mas não tenho certeza quanto grafia dessa palavra ou o nome do avião) na praça, temos o viaduto inaugurado pelo Sr. Presidente da República e temos... Temos... Temos...

Tudo bem... Aqui não é de todo o ruim, mas aqui não é uma cidade turística, é uma cidade industrial, caramba. Ela até recebeu o gracioso apelido de Manchester, meio exagerado eu sei.

Pra esta cidade se tornar turística primeiro devemos ter uma tradição idiota que atraia turista. É verdade... Podemos pegar o exemplo da corrida do queijo inglesa, a guerra de tomate italiana ou a guerra de farinha grega, simples assim. Inventamos uma tradição sem pé nem cabeça e inventamos uma desculpa pra que ela exista e pronto. A não ser que eles queiram que a cidade sobreviva de passeios á base aérea...

Um comentário:

Anônimo disse...

huehuehuehuehue adorei o texto ^^

Como a inflação dos alimentos tá alta, precisam de uma tradição que não gaste comida!

:*