sábado, 13 de fevereiro de 2010

COISA QUE EU DETESTO OUVIR


Infelizmente percebemos que por mais legais que as pessoas possam parecer, ainda há nelas um elitismo colonial preconceituoso que chega a ser constrangedor. Todo mundo ri de comentários, enquanto eu, a chata, fico com cara de tacho, ouvindo barbaridades e ai se eu pensar em tentar argumentar que hoje em dia esse tipo de preconceito é errado, é feio e é quase hediondo, sou recriminada como a politicamente correta importuna que não tem um pingo de senso de humor.

Um que todo mundo fala e fala como se fosse a coisa mais natural do mundo, sem perceber as implicações preconceituosas e elitista que está nessa afirmação, e isso me magoa, de um tanto, por que, pô, eu nunca fiz e nem farei parte do padrão de beleza comercial, para quem não sabe é o europeu (não me diga que é coisa da minha cabeça, please, que se quiserem eu posso fazer um longo post explicando a falsa democracia racial pregada no Brasil, a dicotomia SANTA x PUTA e etc e tal), e quando dizem que “nossa só tem gente bonita nesse lugar” ou “só tem gente feia”, quer dizer normalmente que a pessoa bonita é rica e as feias são pobres e as pobres normalmente não fazem parte do padrão de beleza comercial.



Outro caso de preconceito elitista colonial é quando se fala de “boa família” que nada mais é dizer que a pessoa é de família rica, não necessariamente que a família tenha bons princípios morais e humanitários.

Normalmente também detesto certas comédias ou quadros humorísticos, por fazem humor justamente com os preconceitos em diversas áreas, sejam elas ridicularizando os gays, fazendo o estereótipo da Gostosa burra e interesseira, o de sempre, usando clichês machistas e elitistas. Fazendo comentários que machucam as pessoas, que normalmente não fazem parte do padrão dominante ou do sexo dominante.

Eu creio que não acho engraçados certos comentários, pois muitas vezes eu me coloco no lugar desse povo feio, deve ser porque muitas vezes eu fui alvo de “comentários engraçados”, e confesso que não achei graça. Eu acho que é isso que está faltando, as pessoas se colocarem no lugar da outra, antes de falar qualquer coisa, e não me venha com essa, é só uma piada, por que não é pra quem é diretamente afetada pelo o seu preconceito.


*Imagem retirada do sitio: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnx-T21JzH327Op1avDBUlpbb83uDO0MjXwwNQrwnshJM5Fe5wbYj0UY7bmgujm39rWlAPAlUl9akBwEijm7VkMV5O7MXXvLmUWghfkP9tXZv1hpGCPyQrz2GGPebu4afL1s-sK9Zwyhs/s400/es-vergonha_r.jpg

Nenhum comentário: