quarta-feira, 15 de outubro de 2008

nada



Se você acha que depois do modernismo futurismo dadaísmo não inventariam mais nada enganou-se amigo, apresento-lhes, hoje, o nadismo! Não é como o dadá que não tem absolutamente significado nenhum ou um protesto por trás, o nome tem significado sim, vem de nada que significa coisa nenhuma, em resumo, tudo, mas essas divagações filosóficas ficam pra outra hora.
 Quem nunca qusz fazer nada nessa vida?

Criado pelo Marcelo Bohrer nadismo não é nada mais do que a arte de não fazer nada, ou seja, o famoso ócio. Na verdade não foi criado ou idealizado, mas batizado por ele porque como sabemos o ócio é uma pratica antiga, algo que nos acompanha através da história e nós trás grandes descobertas e podemos citar como exemplo um cochilo tirado à sombra de uma macieira que nos possibilitou a descoberta da gravidade. Há também o ócio produtivo que significa exercitar seu pensamento, vulgo, filosofar.
Segundo o grande idealizador do nadismo, a idéia surgiu do nada, confesso que senti certa ironia na frase, ou será que foi só impressão? Em todo caso ele “criou” o movimento depois de quase ter um colapso, batizado por ele de burn out , de tanto trabalhar. Depois de criada a idéia ele partiu para Londres para realizar o tal experimento sobre a capacidade das pessoas de pararem. Cá entre nós ele cobrou dez libras para as pessoas não fazerem nada, o que eu tenho a dizer sobre isso? Nada. Até porque eis o objetivo do movimento: não tem objetivo.
É um dos poucos movimentos que você não vai poder seguir a risca porque pra você realmente não fazer nada você não tem que somente parar com atividades físicas, você precisaria parar de pensar também. Alguém já conseguiu? Toda vez que alguém decide não pensar em nada ela pensa em nada, ou seja , pensa . você fica repetindo na sua cabeça “nada, nada, nada, nada...” ou então fica no “ pára de pensar! pára de pensar! pára de pensar! pára de pensar!” ou seja você pensa é algo tão inútil quanto o que uma vaca pensa, mas você pensa.
Agora imagine você ao praticar o mais puro nadismo parando de respirar? Seria o movimento com maior numero de suicídios, ou morte acidental em todo mundo. Isto é se você conseguisse ficar sem respirar por que depois de um tempo você é praticamente forçado a fazê-lo. Ou quem sabe o mais radicais tentarem fazer o coração parar de bater, ou tentar interromper a sinapses do cérebro, seria algo que não daria muito certo. Você quer ver quem realmente pratica o nadismo? Vá ao cemitério ta cheio.
Se quiser praticar, vá em frente, mas lembre-se: respire sempre! segue abaixo uma demonstração do movimento.


Nenhum comentário: