segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Guia de sobrevivência em uma cidade de interior


Como nascida, criada e atual moradora de uma cidade de interior acho que estou no direito e tenho o dever de escrever um manual de sobrevivência em tais cidades. Porque na tv há um monopólio do estilo de vida das grandes cidades como se audiência toda fosse pertencente a esses grandes centros e quando por obra do destino resolvem botar uma cidade de interior na tela ou é novela de época ou é uma estereotipada novela sobre fazenda e gado.

Coisas que não devem ser feitas em uma cidade interiorana:

*Nunca, eu repito NUNCA, xingue no transito. Sim, cidade de interior tem transito tão infernal quanto o de uma “cidade grande” só que em proporção de quilômetros menor, mas de ignorância e intolerância iguais. Não se deve xingar no transito porque simplesmente existe grande probabilidade de você conhecer o asno do motorista que te estorvou. Não que você vá conhecer toda a população da cidade, mas quando se passa muito tempo morando numa cidade você conhece uma grande quantidade pessoas e quando a cidade não é muito grande você e essas pessoas provavelmente passarão pelos mesmos lugares hora ou outra, nada mais comum de ocorrer um encontro e quando se trata de transito as chances de não ser um encontro agradável são altas e subindo.

* Antes de falar mal de alguém com outra pessoa certifique-se o ser que te escuta não é amigo, parente, namorado (a), seja casado ou conhecido do alvo de sua fofoca. Por que em cidade não tão grande seis graus de separação é muito, no máximo uns quatro graus de separação. A probabilidade dessa pessoa ser prima de terceiro grau da amiga do namorado dessa pessoa e por que não sei carga d’águas semana passada o mesmo foi na casa dessa pessoa e a achou T-U-D-O e o que falam é intriga da oposição pouco custa.

*Infelizmente as opções culturais nessas cidades são um tanto limitadas salvo raras e excepcionais exceções. Então não queira assistir nos cinemas outros filmes que não seja Blockbusters e mesmo assim torcer para que certos blockbusters cheguem a passar no cinema local (e se for cinema único, que possivelmente será, então nem reza brava resolve). Teatro é algo inexistente, não a estrutura em si que em muitos casos existirá, mas as peças teatrais, espetáculos de dança, recitais e outras coisas que poderia se utilizar de tal estrutura.

* Nunca diga que não conhece e/ou não gosta de duplas sertanejas, grupos de forro e afins isso é uma heresia. Com essa dica de sobrevivência não quero dizer que todos os habilitantes gostam desse estilo, mas como esses estilos musicais são fazem bem mais sucesso em qualquer localidade é normal que façam sucesso aqui também e como a população em cidades menores é logicamente menor os outros estilos musicais são quase jogados para o submundo musical.

* Nunca faça nada estúpido, embaraçoso e de cunho duvidoso, em cidades assim vai ter sempre alguém que vai te ver e essa pessoa possivelmente conhecera algum parente seu ou conhecerá até você mesmo. É como sempre fofoca rola solta todo o seu circulo de convivência ficará sabendo antes mesmo de você ter a noção da enorme burrada que foi feita e isso virará história pra toda vida e ficará marcado enquanto morar e se mudar será contada quando você voltar pra visitar parentes...

Nenhum comentário: